17 de fevereiro de 2016

A primeira cafeteria no Brasil


A Casa do Cafezinho, em Santos SP, se entitula a primeira cafeteria do Brasil, em atividade desde 1973. Eles ficam perto da Praça da Independência e avenida Ana Costa, no bairro do Gonzaga. A fachada do local traz esta informação!

Também na cidade de Santos, foi inaugurado um estabelecimento chamado Casa do Café, criado em 1969 por um decreto-lei do Instituto Brasileiro do Café (IBC), uma ação do Ministério da Indústria e Comércio e da Associação dos Torrefatores. As instalações foram inauguradas em 1970 em um armazém no Porto de Santos. Neste link, há fotos, recortes de jornal e folhetos históricos.

Naturalmente a cultura do café é forte na cidade de Santos pois o porto da cidade era o principal local de escoamento para exportação da produção brasileira de café.

Porém há polêmica ao redor deste assunto, pois o café já era servido em outros locais, como confeitarias e bares, no método tradicional ou até expresso.

Por exemplo, no Rio de Janeiro, a Confeitaria Colombo, possuia salão de chá e servia café. Foi fundada em 1894 por imigrantes portugueses.

Você tem mais alguma informação sobre este assunto? Deixe um recado nos comentários abaixo para enriquecer a conversa.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você pode gostar de...