28 de junho de 2017

Iogurte caseiro ficou líquido, o que fazer?


E agora, você resolveu fazer a receita de iogurte caseiro em casa, mas não deu certo. Depois de mais de 8 horas, o resultado ficou líquido, não engrossou. E agora, o que fazer? Precisa jogar fora ou dá para aproveitar o leite?

Caso você queira experimentar novamente outro dia, é importante entender porque seu iogurte ficou mole. Muito provável que o motivo de não ter dado certo foi a temperatura do leite. Se estiver muito quente na hora de misturar com a isca ou iogurte, vai matar os lactobacilos vivos que processam o leite - ou seja, uma falha no processo de fermentação. O ideal é leite morno, abaixo de 40º Celsius. Toque no leite com o dedo e coloque no punho. Deve estar morno, como se faz com o leite de mamadeira do nenê. Outra maneira é deixar o dedo no leite por 8 segundos. Se não sentir queimar, não está na temperatura certa, deveria estar um pouco mais quente.

Se o iogurte caseiro não engrossou, veja o que fazer quando o iogurte dá errado:
  • opção 1: separar o soro do leite. Coloque a massa talhada em um coador de tecido e deixe pingar. O que sobrar no coador será um iogurte mais grosso e cremoso. O soro você pode guardar, leia mais aqui
  • opção 2: fazer ricota. Ferva novamente o leite talhado. Misture 4 colheres de sopa de vinagre branco e 4 de água filtrada (quantidade para um litro). Deixe coagular por 6 horas e depois passe por peneira fina ou coador.
  • opção 3: receita diferente de ricota caseira. Coloque o leite em banho maria até coagular, leva cerca de 30 minutos. Depois passe para uma peneira e separe o soro.
  • opção 4: leite drenado. Deixe em pano tipo fralda com trama bem fechada para coar. Se quiser, coloque um limão espremido para talhar mais.
Se o iogurte caseiro ficou gosmento, não precisa ser descartado. A consistência pode estar estranha, mas não afeta o sabor. Para acertar na próxima vez, fique de olho na temperatura do leite ao misturar com o iogurte. Quando está menos quente do que deveria, este é o efeito. Para uma melhor precisão, use um termômetro de cozinha.

Veja também: o que fazer com o soro do iogurte

Tem outra dica ou sugestão? Deixe um recado nos comentários abaixo.
---

42 comentários:

  1. Fiz o meu iorgut e nao formou,ficou do mesmo jeito so umas bolinhas como se estivesse no processo de coagular,sera q ainda vai virar iorgut ou nao?

    ResponderExcluir
  2. Acabei de fazer aqui e ficou um pouco mais duro embaixo e uma camada fina de água por cima,mesmo assim ficou ralo, esquentei o leite antes ferver, quando eu consegui deixar o dedo no leite por 6 segundos mas começando a queimar o dedo no segundo 6 eu misturei com 170 ml de iogurte natural e com suco em pó tang de morango, coloquei em um vidro com tampa, enrolei em uma toalha e coloquei no fundo do guarda roupa, a temperatura aqui em BH está alta, coloquei 13:41 e fui tirar 06:30 da manhã, onde foi meu erro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, só, pq vc guardou até no guarda roupas? Deixa em cima do fogão mesmo, tampado com um pano... eu deixo de um dia para o outro... e não uso tang. Bate com morango natural ou com geleia que ficará anos luz mais gostoso... tem q deixar 24 horas talhando...

      Excluir
    2. Se colocar o Tang para fermentar junto não da certo. Tem que colocar depois de fermentado

      Excluir
    3. Nao use tang.vc acabou de fazer um iogurte natural e coloca algo totalemte artificial, cheio de corantes e açucar??? Use frutas de verdade depois que seu iogurte ficar pronto.

      Excluir
  3. O meu ficou ralinho.
    Posso consumir assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida. Fiz ontem a noite e hoje quando fui olhar, estava ralo. Coloquei na geladeira mas não sei se posso consumir...

      Excluir
  4. O meu ficou na consistência de iogurte normal. Mais ficou com o gosto do iogurte natural .Será porque não ficou mais firme?

    ResponderExcluir
  5. O meu tá com cheiro de queijo e com pedaços pequenos talhados , ainda serve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu também não sei se deve consumir se alguém explicasse isso direitinho iria ajudar muito

      Excluir
    2. Sim o meu ficou assim bati com um pouco de morangos e depois de batido coloquei uns pedaços tbm e ficou muito bom

      Excluir
  6. O meu ficou como se fosse leite normal. Não vir nenhuma diferença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também ficou assim.

      Excluir
    2. O meu tbm ficou totalmente liquifo, segunda vez q faço e não da. Da primeira vez ele só engrossou levemente. E agora ficou do mesmo jeito que quando coloquei pra descanssar.

      Excluir
    3. Mesmo assim ainda da para consumir ?

      Excluir
    4. Pessoal quando isso acontece é a marca do yogurte que não é boa ou certamente estava vencida. O melhor é o yogurte integral Batavo, você esquenta o leite, de preferência tipo A, (não o de caixinha), e quando estiver morno adicionar o yogurte, e deixar de 12 a 16 horas envolto em uma pano. Marcas de yogurte Nestlé não é boa para fazer .

      Excluir
  7. Moro no sul, no inverno o meu iogurte fica mais aguado por causa da baixa temperatura. Guardo no micro-ondas dentro de uma caixa de isopor e enrolado numa toalha. Nunca fica grosso quando uso o iogurte da Nestlé, gosto mais de outras marcas tipo frimesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poetisa,achei o que procurava, é sobre marcas de iogurte, sempre fiz com a marca FAZENDA,quando usei da Nestlé não funcionou, ficando mole e fomento,e com você tirei minha dúvida, foi a marca Nestlé que não deu certo.

      Excluir
    2. Eu também achei o erro através dos seus comentários. Sempre usei outras marcas e meu iogurte deu certo, substitui pelo da Nestlé e começou o erro. E eu achando que era eu kkkkkkkkkkk

      Excluir
  8. O meu ficou gosmento porque será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temperatura do leite, ou recipientes de plásticos...
      É só misturar mais leite integral que fica normal.

      Excluir
  9. O meu deixei a noite toda,fui ver agora de manhã parece q só tem leite ficou liquido demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também, o que fazer ? Não quero jogar fora, tenho pena de desperdiçar alimento

      Excluir
  10. Tbm acabei de fazer , ficou 10 hrs enrolado uma toalha, e agora de manhã quando fui ver tá igualzinho quando coloquei parece leite.

    ResponderExcluir
  11. fiz todos os procedimentos inclusive esquentei o forno 15 minutos, embrulhei a tigela e deixei 16 hrs e ficou ralo como o leite, dá pra aproveitar?

    ResponderExcluir
  12. Fiz todo o procedimento mas ficou aguado. Peguei um envelope de gelatina sem sabor e fiz como ensinado e misturei ao líquido. Ficou nutritiva pois gelatina é boa para a pele e muito gostosa. Delícia!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se posso tomar o iogurte que ficou líquido

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se posso fazer o iogurte com leite gordo o meio maio gordo.

    ResponderExcluir
  15. Eu usei o iogurte Vigor, após 24 horas está puro leite de aparência e sabor.

    ResponderExcluir
  16. O meu ficou gosmento será que pode consumir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So mexer ele com um fue ate ficar do jeito que vc gostar pode consumir sim

      Excluir
    2. Eu faço com leite da fazenda e ponho 1 copo de coalhada Itambe, fica ótimo, não fica gosmento e não dá soro.

      Excluir
  17. Eu faço como uma amiga que é técnica em nutrição me ensinou: fervo 40% do leite e misturo com os 60% que estavam em temperatura ambiente (se o leite estivesse gelado, ferveria 50%). Daí junto o iogurte natural e deixo descansando. Se o dia está frio,corre o risco de não formar (acho que é porque tudo esfria muito rápido). Senão é um dia frio, fica perfeito sempre! Para exemplificar o cálculo: se quero usar 3L de leite, multiplico na calculadora '3000mL x 0,40' ('0,40' = '40%'), o resultado é '1200mL', ou seja, 1,2L, que eu fervo. Depois misturo com os '1,8L' restantes. Facinho!

    ResponderExcluir
  18. Meu iogurte caseiro ficou liquido.Tem como recuperar este liquido transformar em iogurte?
    Existe algum truque?

    ResponderExcluir
  19. Eu também faço 40% de leite fervido e 60% de leite a temperatura ambiente. Junto o iogurte natural e 1 colher de sopa de açúcar (para alimentar as bactérias). Coloco no forno a temperatura ambiente com 3 potes de sorvete cheios de água fervida. Cubro a tampa do forno com um pano de prsta pois bactérias gostam de escuro. Deixo 24h. Fica com boa consistência.

    ResponderExcluir
  20. Meu ficou ralo ,dai vou dissolver 1 gelatina de morango ,bater no liquidificador e por na geladeira ....deve engrossar

    ResponderExcluir
  21. posso engrossar com natas depois de feito?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você pode gostar de...