2 de julho de 2017

Sapo na panela de água quente


Já ouviu a história do sapo na panela de água quente?

É uma mistura de conhecimento científico com conto popular e lições de auto ajuda. Foi contada por Paulo Coelho e também por outros autores e contadores de histórias.

O resumo é o seguinte:

Se você colocar um sapo em uma panela com água e levar ao fogo para ferver, vai ver que a água vai esquentando aos poucos e o sapo se ajusta a cada mudança de temperatura. Ele continua na água, mesmo com ela muito quente. Até que começa a chegar perto do ponto de ferver e ele acaba morrendo queimado, porque não conseguiu pular fora.

Porém se você fizer outro teste com o mesmo sapo, colocando ele na água já quente, imediatamente ele vai recusar a entrar e pular fora. Ele se salva em uma situação como estas.

Ou seja, é fácil se adaptar a situações e ir engolindo e aguentando. Porém, mudar do neutro para um momento de estresse e perigo, o corpo rejeita e se recusa a aceitar.

A lição de moral é prestar atenção para o quanto a gente acaba se adaptando a situações negativas, nocivas e perigosas. Deixe a consciência atenta para colocar um freio e cair fora antes que seja tarde demais.

Clique aqui para ver a versão escrita por Paulo Coelho no portal G1.

Você já conhecia este conto? O que aprendeu com ele? Como entendeu a situação? Já viveu algo parecido? Conte sua experiência e dicas deixando um recado nos comentários abaixo.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você pode gostar de...