7 de dezembro de 2015

Pessoas que fecham os olhos quando falam


Provavelmente você conhece uma pessoa que fecha os olhos quando fala. Não estamos falando de piscar normalmente, como todo mundo faz. Mas manter os olhos fechados por um tempo grande, como 3 ou 5 segundos enquanto está falando ou contando alguma coisa.

Para quem entende de linguagem corporal (o corpo fala!), fechar os olhos durante a conversa pode ter diversas interpretações, a depender do contexto e das interações com os demais participantes. Por exemplo:
  • cansaço: será que a pessoa está cansada? Ela bocejou ou deu outros sinais de cansaço?
  • tédio: a pessoa pode estar se sentindo entediada com a conversa, como se não houvesse nada de novo sendo dito. Ela é sempre assim ou este comportamento é pontual, relacionado com o assunto, participantes e contexto?
  • superioridade: muitas pessoas fecham o olho quando estão contanto algo e se sentem superiores aos demais
  • negativo: quando a pessoa não concorda com o que está sendo dito e não quer se opor ou contradizer, ela pode fechar o olho apenas em sinal de reprovação, rejeição da ideia
  • mentira: quando uma pessoa está mentindo, ela tende a fechar os olhos por mais tempo, como se procurasse internamente uma resposta
Vale lembrar que ao fechar os olhos por um tempo longo, a pessoa está se fechando para a interagir com os demais do grupo. Não deixa de ser uma forma de desviar do olhar dos demais para não receber os sinais que eventualmente poderiam gostar de transmitir. Ou seja, é um mecanismo de defesa para evitar qualquer coisa indesejável ou ameaçadora.

Fechar os olhos cantando ou dançando tem outra conotação, ligada a sentimentos.

Este conteúdo ajudou? Você conhece alguém assim, que fecha os olhos ao falar? O que interpretou para estes sinais? Compartilhe a sua experiência nos comentários abaixo.
---

26 comentários:

  1. Conheço e esse texto ajudou bastante. Fico com muita raiva quando presencio esse comportamento. Se a pessoa não tem interesse no assunto ela tem o direito de se retirar sem causar tanto mal estar quanto ficar com essas intermináveis piscadelas...

    ResponderExcluir
  2. Será msm que é por falta de interesse no assunto? Tomo como exemplo o Léo Dias, comentador do programa Focalizando. Ele conversa fechando os olhos por um tempinho, e durante assuntos que, na minha opinião, pra ele não são nada desinteressantes. Podem reparar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é pq ele mente rssrs

      Excluir
    2. Acho que no caso do Leo pode ser por conta dos medicamentos psiquiátricos, drogas pq se vc reparar ele virava mais ainda quando estava no auge das crises quando se afastou do SBT p se tratar

      Excluir
  3. O Juiz Sérgio Moro, é muito adepto desse hábito!

    ResponderExcluir
  4. Conversando com o meu namorado sobre redes sociais dele ele fechou os olhos quando falou que eu não tinha motivos para questiona-lo ... Me deixou bem chateada

    ResponderExcluir
  5. Conheço duas mulheres. Uma delas convivo muito mais que a outra, e ela é mentirosa, e o texto me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  6. O meu dentista é assim , por isso eu vim pesquisar sobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser pq ele explica a mesma coisa todo santo dia

      Excluir
  7. Conheço duas pessoas que, ao falar, fecham os olhos. Uma delas, já me mostrou que é dissimulada. A outra, ainda,estou avaliando. Creio ser, também, uma pessoa mentirosa.

    ResponderExcluir
  8. Conheço! E parece que vive num outro planeta kkkkkk.....ate pra comer fecha is olhos.

    ResponderExcluir
  9. meu marido fecha os olhos MAIORIA DAS VEZES QUANDO VAI FALA COMIGO

    ResponderExcluir
  10. Acho que é tipo uma mania, conheço 2 pessoas que conversam assim e desde de criança , as vezes ficam piscando e as vezes fecha os olhos por alguns segundos. Nunca vi tédio , nem mentira, nem
    Cansaço. Assuntos divertidos como até uma piada e outros sérios . Exemplo uma e médica e já explicou assuntos sérios a respeito de doenças.

    ResponderExcluir
  11. Tem gente que fala olhando pra cima. Isso me irrita!

    ResponderExcluir
  12. Oi eu tenho esse problema se vou conversar com medico ou vou falar algo a alguem mais e por. Motivo de me concentrar pra lembrar e nao mentir o que vou falar porq eu tomo remedio controlado e ando muito esquecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tenho esse problema. Não gosto de falar assim, vim buscar ajuda 🥲

      Excluir
  13. Janaína Paschoal é assim.

    ResponderExcluir
  14. Tivemos uma briga por causa de ciúmes meus e ele disse que eu sabia que ele me amava, mas fechou os olhos enquanto repetia isso

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você pode gostar de...