Conto da pedra e a lição de sabedoria da vida
Certo dia, um jovem garoto pergunta a seu pai “Qual é o valor da minha vida?”
Ao invés de responder, o pai disse “Pegue esta pedra e vá vendê-la no mercado. Se alguém perguntar o preço, mostre dois dedos e não diga nada”
O garoto então foi ao mercado e uma mulher lhe perguntou: “Quanto custa esta pedra? Quero colocá-la no meu jardim”
O garoto não disse nada e mostrou dois dedos.
“Dois dólares? Vou levar” disse a mulher.
E o garoto voltou para casa e contou para o seu pai sobre a mulher.
O pai sugeriu que ele levasse uma pedra ao museu e disse: “Se alguém quiser comprar, não dig nada e apenas levante dois dedos”
O garoto então foi ao museu e um homem quis comprar a pedra. O menino não disse nada e mostrou dois dedos.
“200 dólares? Vou levar” disse o homem.
O garoto ficou chocado e voltou correndo para casa e contou o que houve para seu pai.
Então o pai disse: “o último lugar que eu quero que leve esta pedra é para uma loja de pedras preciosas. Mostre-a ao dono e não diga nada, apenas mostre dois dedos caso ele pergunte o preço”
O garoto então foi à tal loja e mostrou a pedra ao proprietário, que disse: “onde você conseguiu esta pedra? É uma das pedras mais raras do mundo, preciso tê-la. Por quanto você me venderia?”
Como sempre, o garoto não disse nada e mostrou dois dedos.
“Vou levá-la por 200 mil dólares” disse o dono da loja.
Sem saber o que dizer, o garoto voltou correndo para casa e contou o que houve.
O pai então disse: “Filho, agora você entende o valor da sua vida? Veja, não importa de onde você veio ou onde nasceu ou a cor da sua pele ou a riqueza de sua família. O que importa é onde você decide se posicionar. As pessoas com quem você convive e como decide levar sua vida sim. Você pode ter passado a vida toda pensando ser uma pedra de dois dólares. Ou ter vivido sua vida ao redor de pessoas que te enxergavam com o valor de dois dólares. Mas cada um de nós tem um diamante dentro de si e podemos escolher estar ao redor de pessoas que enxergam nosso valor e o diamante dentro de nós, podemos escolher nos colocar em um mercado ou em uma loja de pedras preciosas. E você pode também escolher ver o valor nas outras pessoas. Você pode ajudar outras pessoas a enxergar o diamante dentro delas. Escolha com sabedoria as pessoas com quem você convive. Isso pode fazer toda a diferença em sua vida.”
Se gostou da história, mande o link desta página para amigos e familiares.
—