Veja dicas de como descobrir se um mel é verdadeiro ou falso. O mel é um produto 100% natural feito por abelhas e há notícia de que 70% do material vendido está adulterado e batizado. Aprenda como diferenciar. Infelizmente, estas dicas só funcionam após você ter adquirido o mel, assim, para comprar bem no futuro, depende de continuar escolhendo os que venham de produtores confiáveis.
- mel puro cristaliza. Se o mel que comprou continuar sempre líquido após meses, é falso.
- mel puro é mais grosso. O mel falso é mais líquido.
- mel puro é inflamável. Molhe um palito de fósforo no mel. Se conseguir acender é verdadeiro. Se não acender, é falso.
- mel puro dissolve. Coloque em banho maria uma mistura de uma colher do mel e três de álcool. Se dissolver, é mel verdadeiro. Se deixar uma mancha é mel falsificado.
- mel puro no papel não é absorvido. Mel falso é absorvido pelo papel
- mel puro é absorvido pela pele. Mel falso deixa a pele pegajosa
- mel puro em um copo com água afunda. Mel falso se dissolve
- mel puro em uma fatia de pão permanece. Mel falso amolece o pão
- mel puro é mais caro, mel falso costuma ser mais barato
Fonte: site Cura pela Natureza
Mel e produtos apícolas, por serem de origem animal, precisam ter rótulo e registro aprovado pelo Ministério da Agricultura. Aqui há um documento que explica o regulamento técnico de identidade e qualidade do mel.
Mel falsificado costuma ser feito com adição de outros elementos, o que é expressamente proibido no mel puro. Além de ser uma transgressão, o mel falso ainda pode ser prejudicial a saúde. Exemplos de ingredientes que costumam ser colocados em mel falsificado: melaço de cana, xarope de açúcar, água, baunilha, anilina, etc.
Tem alguma outra dica para identificar mel verdadeiro ou falso? Deixe um recado nos comentários abaixo e ajude os próximos que chegarem até aqui.
---
Nenhum comentário:
Postar um comentário