Aprenda a decifrar as placas azuis, usadas para identificar os nomes das ruas da cidade de São Paulo. Atualmente, há vários modelos nas ruas, dos mais antigos aos atuais, mas em geral as placas contém as mesmas informações:
- Apelido: palavra mais conhecida identificar o nome da rua (ex. BARONESA, para a Rua Baronesa de Itú)
- Nome completo da rua (ex. Av. Angélica)
- Número: numeração daquele lado da rua (ex. 201 a 251, significa que as edificações daquela quadra são do lado ímpar e vão do número 201 até o 251)
- CEP: código de endereçamento postal, são 8 números separados em grupo de 5 e 3,s eparados por um hífen (ex. 01215-001). Na cidade de São Paulo, o CEP sempre começa com o número 0
- Zona e número: área usada para identificar a qual subprefeitura aquela rua pertence (ex. Sé 3)
- Bairro: as placas mais antigas tinham abaixo do nome da rua e ao lado da numeração, o nome do bairro, por exemplo Centro
- Homenagem: algumas placas, entre o nome completo da rua e a numeração, podem ter uma linha cinza com um texto curto explicando a referência ao nome da rua, dando mais informações sobre o homenageado, por exemplo: Anhaia Mello - Av. Prof. Luiz Inácio de Anhaia Mello - 1891-1974 professor, urbanista e prefeito de São Paulo (os anos indicam o ano de nascimento e de morte).
Você sabia destas informações? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente a sua experiência e dicas. Deixe um recado nos comentários abaixo.
---