O limão cravo é aquele limão de casca fina, cor alaranjada, irregular e marcada. É um limão rústico, de pouco valor comercial. Em geral, é encontrado no quintal de casas em cidades do interior e, eventualmente, em cidades grandes como São Paulo. Pode encontrar para vender em algumas feiras e hortifrutis, mas é raro. Sorte de quem tem, pois dá uma ótima limonada. Ótimo para temperar carnes, funciona muito bem na gastronomia. O chef Alex Atala é um fã dele (veja vídeo - a partir do minuto 2:32).
Ele tem alta concentração de vitamina C. Por fora, ele é feio (tem irregularidades, saliências, verrugose) mas por dentro está intacto, inteirinho, bonito e saboroso - sem problemas e com segurança.
As folhas também são usadas para chá. A planta é rústica e resistente, pode plantar também em vaso - mas cuidado com os espinhos, são muitos e salientes.
Veja os nomes desta variedade de limão:
- limão-caipira
- limão-capeta
- limão-cavalo
- limão-china
- limão-cravo
- limão-doido
- limão-égua
- limão-francês
- limão-rosa
- limão-tambaqui
- limão-tanja
- limão-tempero
- limão-vinagre
- laranja-doida
Se você gosta de cozinha, aprenda aqui uma receita de como fazer a casquinha do limão cristalizada.
Veja também: sobre o limão amarelo, o limão siciliano
Ficou com alguma dúvida? Tem uma dica? Deixe um recado nos comentários abaixo e ajude os próximos leitores que chegarem até aqui.
---
Ficou com alguma dúvida? Tem uma dica? Deixe um recado nos comentários abaixo e ajude os próximos leitores que chegarem até aqui.
---
Conhecido também como limão-bergamota no RS.
ResponderExcluir