Nos anos 60, Caetano Veloso cantou e homenageou a esquina da Ipiranga com a Avenida São João, um lugar que fica no centro de São Paulo. O que este cruzamento tem de tão especial?
Saiba o que existe hoje nas quatro esquinas criadas pelo cruzamento dessas ruas, a São João com a Ipiranga:
- Bar Brahma – na esquina da Ipiranga com a São João, um barzinho de rua com música e comida boa. Costuma ser frequentado no almoço por quem trabalha no centro e a noite para um happy hour animado. Foi um reduto de intelectuais, músicos e políticos nas décadas de 50 e 60/ Hoje ainda é famoso pelo chope, petiscos e música. Costuma organizar eventos para carnaval, reveillon e importantes jogos de futebol.
- Banco Citibank – na outra esquina, em frente ao bar, há um prédio comercial. No térreo, uma agência do Citibank com entrada pela São João. O prédio tem um relógio de ponteiros antigo na parede, na altura da vista dos pedestres e transeuntes.
- Lojinhas – na esquina de baixo, que desce a São João sentido centro, tem um pequeno prédio de três andares. No térreo, um pequeno centro comercial com lojas variadas de roupas, salgadinhos e eletrônicos. No primeiro andar, com entrada pela São João, o restaurante peruano Rio Mar, que serve ceviches em um salão de janelas antigas com vista para o famoso cruzamento da música
- Bar e lanchonete – na última esquina do cruzamento, o Uva Caju, um bar de lanches fica no térreo de um antigo prédio de seis andares. Funciona 24 horas, serve café, pão na chapa, sucos, salgados, lanches e pratos comerciais. No segundo andar do prédio, neons de uma Sex Shop piscam nas janelas da loja que funciona no local.
Alguma coisa acontece no meu coração(clique aqui para ler a letra completa da música)
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas
Em janeiro de 2015, o cruzamento voltou às notícias quando foi implementado um cruzamento diagonal para pedestres, similar ao que existe em cidades como Tóquio, no Japão. Clique aqui para ver vídeo e imagem do local.
Você já passou por lá? Como descreve a sua primeira passagem por lá? Conte sua história, deixe um depoimento nos comentários abaixo.
---
Nenhum comentário:
Postar um comentário