Dá para fazer uma bolsa térmica terapêutica caseira sem água. Em geral, elas são de tecido e recheadas com grãos, sementes e ervas que aquecem bem no forno ou no microondas e, graças ao calor retido, transmitem esse conforto para alguma parte dolorida ou cansada do corpo.
Nos Estados Unidos, é muito comum usar sementes/ caroços de cereja. É uma fruta comum e abundante por lá, e depois de consumida, tem um caroço pequeno e duro que pode ser usado nessas "cherry pit bags" ou "cherry pit heating bags" como eles chamam.
Aqui no Brasil, o pessoal costuma usar arroz.
Mas há uma lista de grãos e sementes que podem ser usados como recheio na bolsa térmica terapêutica, veja:
- Arroz
- Aveia em grãos (com casca)
- Canjica de milho (nunca usar milho de pipoca - ele estoura com o calor!)
- Cascas de nozes picadas
- Cevada/ cevadinha em grãos
- Ervilhas secas
- Feijão
- Linhaça
- Trigo em grãos
- Trigo sarraceno em grãos
Fonte: site
A Little Crispy
Importante: para a bolsa, use tecido 100% algodão ou linho - não use tecidos sintéticos, lembre-se que eles serão aquecidos.
Essas bolsinhas térmicas podem ser feitas em diversos tamanhos e dimensões. Quem não sabe costurar usa até meia velha (limpa!) com um nó na ponta. Dá para fazer pequena para usar na área dos olhos (relaxamento, yoga, meditação), médias para pescoço e barriga (cólicas e cia) ou até maiores para ombros, costas, pernas e coxas.
Além dos grãos de base, você pode acrescentar na mistura algumas ervas com propriedades medicinais para aumentar o efeito terapêutico através dos aromas e cheiros. Lavanda, camomila, marcela, hortelã, alecrim, entre outras são uma boa pedida.
Espero que a gente tenha ajudado você a escolher quais os grãos que vão na almofada térmica!
Tem alguma dica, história ou experiência para compartilhar? Deixe um recado nos comentários abaixo e ajude os próximos leitores que chegarem até aqui.
---