Na nossa cultura, não é comum dizer as coisas na lata, ipsis literis, de maneira direta, falando reto, sem rodeios.
A gente gosta e prefere florear, falar diferente, dar voltas, suavizar a mensagem.
Principalmente com relação a dinheiro, preços, pagamentos.
Na internet, em indicações e cotações de produtos e serviços, muita gente usa sinônimos para se referir a um preço barato ou até mesmo justo.
Veja quais frases ou palavras aparecem bastante em posts e mensagens:
- Que não custe os olhos da cara
- Que não custe uma fortuna
- Que tenha um preço bacana
- Que não custe um rim
- Que seja baratinho
- Que não seja uma facada
- No precinho
- Por um preço camarada
- Por um preço amigo
- Por um preço mais em conta
Vale dizer que há gente que se ofende com essa maneira de se comunicar pois pode diminuir o valor de quem presta o serviço, produz ou comercializa um produto. Procure tratar as pessoas com profissionalismo, sem criticar, desdenhar ou ofender. Até porque o conceito de caro e barato é relativo – quem vende define o valor que considera justo e quem compra pode escolher se quer ou não.
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