Decalcomanias eram muito populares no Brasil nos anos 50, 60, 70 e até 80. São ilustrações em películas, que podem ser aplicadas sem cola em diversas superfícies, como metal, vidro e até papel com a finalidade de enfeitar e decorar.
Os temas de flores eram os mais populares. Existiam também desenhos para rótulos de mantimentos (sal, açúcar, farinha), desenhos infantis e bonecos, personagens históricos e bandeiras (para trabalhos escolares) e assim por diante.
Marcas como EPAG e Cromocart vendiam os decalques, ou decalcomanias, em folhas de papel ou cartelas com várias ilustrações. Podiam ser repetidas (mesma flor) ou compostas dentro de um tema.
Caso você ainda tenha decalques em casa, saiba que é possível tentar aplicá-los. Claro que com o tempo podem estar perdendo as características e fiquem mais frágeis, mas vale a tentativa. Veja as instruções de como fazer:
- depois de recortar o desenho com a tesoura, mergulhe a decalcomania em água morna durante 30 segundos
- molhe o local onde a decalcomania será aplicada
- faça deslizar a decalcomania para o local soltando o papel-suporte cerca de um centímetro, aplicando-a sobre o local desejado e, em seguida, puxe o papel suporte para baixo
- alise com um pano úmido, fazendo pressão do centro para fora
- deixe secar e depois limpe
- caso a decalcomania demore para se destacar, use água quente
- Como resistiram ao tempo, redobre os cuidados e faça tudo com delicadeza. Além da água quente, aumente o tempo de molho para dois minutos, pois estarão ressecadas. Na etapa final, muito cuidado ao alisar. Melhor usar um guardanapo delicado úmido para "carimbar" a área aplicada, ajudando a fixação mas evitando que a película se rompa ou abra rachaduras.
Você já aplicou uma decalcomania antiga recentemente? Quais são suas dicas? Compartilhe com a gente a sua experiência.
---
Nenhum comentário:
Postar um comentário